quarta-feira, outubro 10, 2012

Razão no. 11 - Hino de Santa Bárbara d'Oeste


Esta foi  uma sugestão de minha irmã Tere, que me disse gostar muito do nosso hino. Prá ser sincera, não tinha me lembrado dele e acho que nem lembraria se ela não me desse a dica. A Tere me disse que nunca se esqueceu como se canta e eu também aos poucos fui tentando lembrar, até que consegui. 

"Altiplano coberto de flores colocado mais perto do céu"  (1)
Eu me atrapalho um pouco às vezes com o ritmo e quando percebo estou cantando o Hino da Independência do Brasil. Vá entender o que se passa nos meandros de nossa mente, de nossa memória, após tantos anos... (devemos também levar em consideração que sou loira, o que pode explicar muita coisa...) 

 
"Na oficina, nas forjas, nos fornos teu esforço o metal temperou" (2)
Caminhão carregado de instrumentos agrícolas Sans (3)
Implementos agrícolas Romi (4)


Tornos verticais Romi (5)
"Saem enxadas, arados e tornos"
Bem, voltemos ao que interessa. O hino foi composto em 13 de outubro de 1958 pelo Professor Francisco Benedito Libardi (letra) (ver atualização abaixo) e pelo Professor e Maestro Vicente Gimenes (música), sendo oficializado como Hino de Santa Bárbara d'Oeste em 14 de novembro de 1974, pela lei n º 1.116/74, através do projeto de lei de 1973 do então vereador Gilson Alberto Novaes. 

Francisco B.Libardi foi professor do Instituto de Educação Comendador Emílio Romi, tendo sido transferido para Piracicaba em 1962. O Maestro Vicente Gimenes, um dos fundadores do Com. Emílio Romi, além do hino de SBO, compôs os hinos de Saltinho e de Borebi (Blog do Nassif).

"E o automóvel teu gênio plasmou" (6)

"Cresce a cana com viço e dulçor" (7)

"Outras flores esparzem douradas" (8)
"Mas da ciência, as escolas que tens" (9)
"Eia, pois, este canto entoemos, que se espalhe no céu cor de anil" (10)
"Porque assim mais amada faremos Santa Bárbara em todo o Brasil" (11)

Tenho minhas dúvidas que as novas gerações de estudantes conheçam o Hino, o Brasão ou a Bandeira do Município. Iniciativas já foram tomadas para tornar  obrigatório o ensino do hino nas escolas da cidade, incutindo-lhes noções de cidadania e patriotismo.

Também tenho dúvidas se isso ajudará a formar melhores cidadãos. De qualquer maneira, a música em si é um instrumento que ajuda a brotar na alma de cada pessoa sentimentos das mais diversas naturezas. E, se de alguma forma isso pode ajudar a trazer à tona sentimentos de amor pela nossa cidade, por que não usá-lo?

Veja abaixo a íntegra da letra e se estiver interessado(a), veja o vídeo com o áudio do Hino de Santa Bárbara d'Oeste. E, se puder, sacie a minha curiosidade e responda: você se lembrava dele?

Hino de Santa Bárbara d'Oeste
Letra: Prof. Francisco Benedito Libardi
Música: Prof. Vicente Gimenes

I
Altiplano coberto de flores
Colocado mais perto do céu,
Foste outrora um berço de cores
Onde um povo pujante nasceu

Estribilho
Santa Bárbara d'Oeste altaneira

Tuas indústrias, tua fé e tradição
Constituem, do progresso, a bandeira
Que teu povo desfralda à nação

II
Na oficina, nas forjas, nos fornos
Teu esforço, o metal temperou.
Saem enxadas, arados e tornos
E o automóvel teu gênio plasmou


III
O verdor mais escuro de antanho,
Transformaste na gama da cor,
Caem as frondes de imenso tamanho
Cresce a cana com viço e dulçor.

IV
Tuas campinas de flor matizadas,
Da natura, espalham os bens

Outras flores esparzem douradas
Mas de ciência, as escolas que tens

V
Eia, pois, este canto entoemos
Que se espalhe no céu cor de anil
Porque assim mais amada faremos
Santa Bárbara em todo o Brasil

(1)    Foto: Bete Padoveze - maio 2005(2)     Pintura a óleo de Gilberto Marchi, datada de 1973, exposta na sala do Conselho de Administração das Indústrias Romi
(3)    Foto extraída do site da Fundação Romi
(4)    Foto: Bete Padoveze - junho 2012
(5)    Foto extraída do site das Indústrias Romi
(6)    Foto: Bete Padoveze - junho 2010
(7)    Foto: Gilmar Margato - janeiro 2008
(8)    Foto: Bete Padoveze – 2005
(9)    Foto extraída do site: De bairro em bairro"
(10)  Foto: Bete Padoveze - abril 2012
(11)  Foto: Eduardo Deffanti - agosto 2012


Atualização:

O professor Francisco Benedito Libardi, que residia em Piracicaba, faleceu no dia 05 de junho de 2013, aos 84 anos de idade.  O seu nome está gravado de forma indelével nos anais da memória de nossa cidade, que, mesmo não sendo sua terra natal, foi por ele exaltada nos versos acima.

Ver notícia no site da Prefeitura: Santa Bárbara d'Oeste é um berço de flores onde um povo pujante nasceu

5 comentários:

  1. Bete, eu adorava cantar esse hino na escola. Mas a gente cantava um pouco diferente, repetindo os versos em tons mais altos e baixos... Ficava linda a canção!
    Oh! saudade!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi esse hino. Achava que o hino era outro, uma música que minha mãe sempre cantarolava: "Oh, Santa Bárbara querida, terra onde nasci..." também só me lembro dessa parte.

    ResponderExcluir
  3. Eu não só lembro do hino, como de vez em quando fico cantando o refrão - que é a parte que eu memorizei - aqui em casa.
    É claro que a turminha por aqui acha meio patético...

    Quem me ensinou esta música foi o professor de canto orfeônico (!), infelizmente eu não lembro o nome dele.

    ResponderExcluir
  4. Eu me sentia o máximo quando chagava na plavra altaneira.PADU

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela publicação Bete!

    ResponderExcluir