quarta-feira, outubro 17, 2012

Razão no. 12 - Parque Araçariguama


Araçariguama fica a 828 km de Santa Bárbara do Leste.  Err.... acho que errei as coordenadas no Google: Santa Bárbara do Leste fica em Minas Gerais, a 300 km de Beagá - nada a ver com nossa Sbó. E Araçariguama fica a apenas 60 km de São Paulo. Ambas são pequenas cidades, uma com pouco mais de 11.000 habitantes e outra com pouco menos de 10.000.

Vamos ao Google novamente: o que significa Araçariguama? My God, quantos significados!

I) sf (tupi araçá+rána, parecido, falso) Bot 1 Árvore da família das Melastomáceas (Bellucia sp. Var). 2 Arbusto da família das Rubiáceas (Tocoyena bullata). A.-camboca: a) árvore, variedade do araçá; b) fruto dessa árvore. A.-mirim: a) arbusto, variedade de araçarana, cujas folhas têm emprego medicinal; b) fruto adocicado dessa planta. http://www.significadodepalavras.com.br

II) Lugar onde se reúnem os pássaros para comer - http://pedraenxuta.wordpress.com

III) Termo de origem tupi que significa "araçari promissor", através da junção dos termos arasa'ri ("araçari") e gûama ("promissor") http://pt.wikipedia.org

O que eu sabia até hoje? Somente que é um parque que fica na área central da cidade de Santa Bárbara d'Oeste, próximo ao Parque dos Ipês, e que há um córrego na cidade com o mesmo nome.


Em 18 de dezembro de 2004, na gestão do prefeito Álvaro Alves Corrêa, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) inaugurou o Parque Araçariguama, localizado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, nº 1910, na área central da cidade, próximo ao Parque dos Ipês, aproveitando o córrego do mesmo nome. Sua área é de 70 mil metros quadrados, com uma lagoa de 12 mil metros quadrados.

Foto de Luiz Bareli Filho


"O córrego Araçariguama nasce no Sítio do Buenão - Região do Bairro de Santo Antônio do Sapezeiro, passa e abastece o tanque da Fazenda Rochelle - Família Pyles. Ao passar pela Fazenda Galvão, abastece dois tanques, o primeiro inaugurado em 26 de março de 1949, para abastecer a Usina Azanha. Depois passa sob a Rodovia dos Bandeirantes, Rodovia Luiz de Queirós e chegando até a Rua XV de Novembro; desse ponto em diante é canalizado e abastece o lago do Parque Araçariguama  e, depois de enfeitar esse logradouro, é bombeada para a Estação de Tratamento - ETA I, na Avenida Monte Castelo." (1)

A Bacia do Córrego Araçariguama é uma das três principais bacias hidrográficas da cidade e tem uma área total de 15.842.349 m2,  sendo parte de suas águas acumulada no lago do Parque do Araçariguama, com volume de 16.000 m³.


Logo à entrada, uma ponte azul com 14 metros de comprimento por 2,1 metros de largura atravessa o lago, dando um charme especial ao parque.




O parque conta ainda com quatro quiosques, além de bancos e sanitários, barras para exercícios e pistas para caminhada.


"O parque também é abrangido por um trecho da mata ciliar do córrego, com cerca de dois mil exemplares de espécies diversas, como cedro, ipê roxo, jatobá, cabreúva, jacarandá, jaracatiá, além de espécies frutíferas, como amora, pitanga e jambo." (2)


Como no Parque dos Ipês, aves de várias espécies aproveitam a calma da natureza ao redor.



Um pequeno - mas variado e colorido - jardim oferece a oportunidade de uma parada relaxante.










O Parque Araçariguama sintetiza em sua área algumas das preocupações atuais de nossa cidade: a preservação de nossos mananciais de água (por sinal, considerada de boa qualidade), de espécies remanescentes de nossa mata (a maior parte de nossa vegetação, pertencente à Mata Atlântica, foi devastada), de espaços com boa qualidade ambiental para aves silvestres e - necessidade cada vez mais premente - ar puro para o ser humano!


(1) Contribuição: Antonio C. Angolini
(2) www.santabarbara.sp.gov.br/

Fotos: Bete Padoveze - 14/10/12

Atualização em 20 de junho de 2019




Após anos fechado ao público, o Parque do Araçariguama, que passou por obras de reforma para implantação de pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, nova iluminação, paisagismo, espaço pet e demais equipamentos, foi reinaugurado e entregue à população no dia 24 de fevereiro de 2019.



Academia ao ar livre 

Os acessos ganharam calçamento com piso intertravado, novas vagas de estacionamento, dispositivos de acessibilidade, nova passarela sobre o Ribeirão dos Toledos, novo bosque - formado por ipês - que brevemente interligará o Araçariguama ao Parque dos Ipês.

A novidade é que o parque agora não tem mais cercas ou limites de acesso, ou seja, estará aberto ao público 24 horas por dia.







4 comentários:

  1. Bete, além do texto todo, as fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  2. É fundamental que uma cidade tenha parques, onde as pessoas podem ter um lazer saudável e sem custo.
    Nos últimos tempos os corredores de shoppings tornaram-se o local onde as pessoas fazem as suas caminhadas em família. Mas a presença de parques reflete a manifestação de compromisso dos governantes em oferecer uma opção para aqueles que não querem ficar visualizando aquilo que não podem comprar.
    Mas até mesmo para os que tem maior poder aquisitivo: não é bom relaxar um pouco a mente e simplesmente caminhar sem compromisso, sem pensar se algo está na moda ou qual o preço?
    Estes parques da cidade podem ser considerado um avanço na qualidade de vida da cidade!

    Agora vamos fazer uma observação específica para as fotos. Ficaram lindas! As fotos das flores ficaram deliciosas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Kasy! Uma das flores parecia um balão colorido, muito diferente e bonita!

    ResponderExcluir