quinta-feira, junho 20, 2013

Razão no. 25 - Festa da Negadinha da Usina





Foi em junho de 1998 que os ex-moradores e funcionários da antiga Usina Santa Bárbara organizaram a primeira Festa Junina da "Negadinha da Usina" (1), iniciada com uma missa em Ação de Graças celebrada pelo Monsenhor José Boteon. Foi uma festa muito bonita e emocionante para todos aqueles que puderam rever aquele local tão especial, marcante na vida de cada um. 



Missa de Ação de Graças - 1a. Festa da Negadinha da Usina - 1998 
Hoje a festa faz parte do calendário oficial de festas do município, promovida pela Associação dos Ex-Moradores da Usina e com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.


Natal Prando, presidente da Associação, à esquerda (4)
No dia 16 de junho deste ano aconteceu a 16ª. edição, como sempre atraindo não apenas os ex-moradores e suas famílias mas muitos barbarenses e visitantes que gostam de uma festa popular, com muita comida e música.


Uma festa descontraída (4)
Os festejos começaram às 09h30min com uma missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima, construção inacabada nas antigas instalações da usina, seguida do hasteamento do mastro dos Santos Juninos, apresentação da Corporação Musical União Barbarense, FAMAM, (Fanfarra Marcial Amigos), Azulão, Gilberto Minotti e Ruby de Abreu e Grupo Violado. As barracas de comes-e-bebes ficaram a cargo de algumas entidades assistenciais e da própria associação.
Missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima (5)

Depois de benzido, o mastro dos Santos Juninos foi erguido  (5)
Uma outra atração da festa ao longo dos anos tem sido a exposição de fotos dos antigos moradores e suas famílias, provocando momentos de reminiscências e saudosismo - do trabalho na usina, da vida na colônia, do time de futebol CAUSB (3), dos bailes de coroação da rainha da usina, da Capela São Luiz...




Um passado glorioso (5)
Recordar é viver outra vez (5)
Baile de coroação da Rainha da Usina de 1955, Iara Erbolato (6)
Casas da Usina (Foto: Bete Padoveze out-2012)
À primeira vista, a Festa da Negadinha pode parecer apenas mais uma festa junina popular, agora adaptada ao gosto moderno. Mas vai muito além disso, já que surgiu da forte “vontade de memória” dos ex-moradores (2). Começou em 1997, quando dona Estela Araújo organizou um jogo de futebol com os antigos jogadores do CAUSB, entre eles seu marido, cujo sucesso levou o grupo a planejar um novo encontro, e mais outro, e ainda outro, tornando-se o que é a festa atual.

CAUSB - equipe de 1950 (6)
CAUSB - equipe de 1962  (6)
2a. Festa - 1999 (6)
4a. Festa, em 2001 (6)
7a. Festa, em 2004 (6)
9a. Festa, em 2006 - Apresentação da Orquestra Barbarense de Violas (6)
Nessas 16 edições, algumas mudanças foram ocorrendo, como a do local da missa, do hasteamento dos mastros e do espaço da festa, até das atividades que a compõem. Mas o princípio continuou o mesmo, pois recordar é reviver.
Em 2013 (5)
15a. Festa, em 2012, nos velhos barracões (7)
O Encontro da Negadinha da Usina, como é conhecido, quer recordar o período de grande atividade da Usina Santa Bárbara e manter os laços entre as famílias de seus funcionários e moradores. Ao mesmo tempo em que evoca e eterniza o passado, solidificando um espaço de memória da cidade, cria uma nova oportunidade para a população, que pode aproveitar horas de bom convívio e entretenimento à moda alegre da Negadinha!

Em 2013 (4)
Em 2012, nos antigos barracões (7)
Em 2013 (5)
Atualização em 16 de junho de 2019 - 22a. Festa da Negadinha 
Local: Antigos Barracões da Usina Santa Bárbara



 


Na saída da festa, um olhar para a linda capela da Usina. (Fotos: Bete Padoveze - 16/06/2019)
(1) Negadinha - regionalismo, parte do vocabulário caipiracicabano (*) Significado: turma, galera, grupo de pessoas com alguma afinidade. "Palavra com significado comunitário, indicando grupo, associação de pessoas, etc. Em Piracicaba, todas as pessoas têm a sua negadinha ou formam a sua negadinha. Assim, há a negadinha do Rotary, negadinha do Lions, negadinha da Maçonaria, negadinha do clube, negadinha do bar, etc. De uma certa forma, negadinha é uma espécie de confraria. Todos fazem parte de alguma.” (http://www.aprovincia.com.br/dictionary/negadinha/)

(*) Se deseja conhecer mais termos do vocabulário caipiracicabano, leia o livro "Arco, Tarco, Verva" do jornalista piracicabano Cecílio Elias Neto.

(2) Fonte: http://www.arquitetura.eesc.usp.br/sspa/arquivos/pdfs/papers/01535.pdf

Outras fontes de informação: sites da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e do Cedoc da Fundação Romi.

(3) Clube Atlético Usina Santa Bárbara - o famoso C.A.U.S.B. (de 1936 a 1969, mantido pela Usina Santa Bárbara)

(4) Foto extraída do site da Prefeitura Municipal de SBO

(5) Foto: Bete Padoveze 16jun13

(6) Foto extraída do site do Cedoc da Fundação Romi

(7) Foto: Eduardo Deffanti 17jun12



5 comentários:

  1. Estas informações para mim foram grandes novidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, você está conhecendo Sbó um pouco mais agora....

      Excluir
  2. Anônimo8:21 AM

    Oi Bete, bom dia.
    Quero agradecer por vc ter colocado a festa da Negadinha nas boas razões para amar nossa querida SBO.
    Estarei mostrando para meu pai, que com certeza vai adorar.
    Em nome dele e da negadinha, meus agradecimentos.
    Abraço,
    Fernando Prando

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:58 AM

    Valeu, Bete.
    Pela sua importância econômica à época e pela própria proximidade física, a Usina Sta. Bárbara foi ícone de um tempo da boa convivência, com relações e interações intensas com a nossa comunidade.
    Era gostoso ir à Usina passear, torcer pelo CAUSB, a lazer, passando pela estrada gostosamente circundada pelas frondosas árvores Flamboyants, com o Santo na sua metade.
    Parece que até o cheiro do melaço/vinhoto fazia bem...
    Lembranças boas de um tempo de mais romantismo e vida coletiva. Saudades de nossos amigos, colegas e parentes que conviveram intensamente nesse espaço de trabalho e vida! (no meu caso, meu Pai Pedro, meus tios Leontino e Dr. Carlos Perez).

    ResponderExcluir
  4. Bete, pessoas especiais como vc ajudam preservar as historias para esta e futuras gerações. Muitos agradecem e lhe retribuirão pelo seu trabalho. Parabéns. Ricardo Elias

    ResponderExcluir